LEMBRE-SE!!!


Apenas um bom profissional poderá e deverá esclarecer todas as suas dúvidas. O intuito do Blog é apenas de ajudá-lo, mas não deixe de consultar um médico.





Você já fez Rinoplastia?

Você pretende fazer alguma cirurgia plástica?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Recomendações Pós-operatórias para a Rinoplastia

Obs.: é um modelo básico, cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso.


  • Seguir rigorosamente as orientações dadas pelo cirurgião. Qualquer dúvida deve ser comunicada de imediato;
  • Durante as primeiras vinte e quatro horas, seu rosto estará inchado, seu nariz pode doer e pode ter certo grau de dor de cabeça, incômodos que são controlados por medicamentos prescritos pelo cirurgião. Portano, planeje repouso em casa nos primeiros dias com a cabeça deitada;

  • O inchaço e hematomas podem piorar por 2 a 3 dias e depois começam a melhorar. Compressas frias reduzem o inchaço e fazem você se sentir melhor. A maioria dos sinais da cirurgia desaparece dentro de duas a 3 semanas aproximadamente, entretanto um pequeno inchaço poderá permanecer mais tempo, mas é quase imperceptível.

  • Um pequeno sangramento nasal é comum durante os primeiros dias da cirurgia e você pode continuar a sentir alguma sensação de entupimento durante algumas semanas. O cirurgião provavelmente solicitará que não assoe fortemente o seu nariz durante aproximadamente uma semana, enquanto cicatrizam os tecidos.

  • A alimentação é livre no segundo dia após a cirurgia, mas prefira a alimentação mais leve e saudável;
  • Evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias;
  • Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário;
  • Cuidados especiais com o gesso ou o imobilizador: não traumatizar o curativo, evitar a umidade ou até mesmo a tentação de retirá-lo para "ver como ficou o nariz”;
  • Voltar para a consulta médica no dia estipulado pelo seu médico;
  • Não se preocupar com as narinas obstruídas em caso de estar usando tampões, aguarde retirada dos mesmos;
  • O médico vai liberar, dependendo do seu caso e evolução, as suas atividades normais no tempo apropriado;
  • Evitar sol de praia no período de no mínimo 30 a 45 dias. Entretanto, poderá se expor ao sol ocasional de rua já a partir do 3º dia, desde que obedecidos os cuidados anteriormente descritos;
  • Voltar ao consultório para retirada do curativo no dia estipulado;
  • Consultar seu médico sempre que necessitar maiores informações quanto à sua evolução pós-operatória;
  • Não usar óculos até que seja autorizado, porém caso seja imprescindível a utilização deles, solicite orientação ao seu médico de como fazê-lo;
  • Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases (o nariz está inchado);
  • Tire com seu cirurgião plástico quaisquer dúvidas. Evite sensibilizar-se pelas opiniões dos amigos nesta fase inicial.

Recomendações Pré-operatórias para a Rinoplastia

Obs.: é um modelo básico, cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso.

  • Compareça ao hospital no dia e hora marcados para o procedimento;
  • Qualquer anormalidade que porventura ocorra em seu estado de saúde, mesmo as mais simples, como gripes, infecções, infecções de pele na área em que será realizada a cirurgia, etc, deve ser comunicada ao seu médico;
  • Evite bebidas alcoólicas, refeições muito exageradas ou exposição demasiada ao sol na véspera da cirurgia;
  • Se você fuma, deve evitar o hábito pelo menos 2 a 3 semanas antes do procedimento. E só voltar depois de 2 a 3 semanas;
  • Obedeça à orientação de jejum dada pelo seu médico;
  • Vá ao hospital preferencialmente acompanhado de um familiar ou pessoa de seu relacionamento.

O que é a Rinoplastia?

A Rinoplastia é a modificação da forma do nariz, um dos procedimentos mais comuns em Cirurgia Plástica, que permite diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, mudar a forma da ponta e modificar abaulamentos no dorso do nariz. Caso haja também alterações da respiração por um problema interno, a correção poderá ser feita simultaneamente.

A idade para que se faça esse procedimento pode ser considerada pelo médico, optando pela realização da ciurgia depois de terminado o crescimento do jovem paciente, preferencialmente após 14/15 anos para as meninas e um pouco mais tarde para os meninos. É importante assegurar a opção dos jovens pelo tratamento cirúrgico como uma vontade própria, evitando que ocorra uma imposição dos pais. Adultos também podem ter seus problemas estéticos nasais corrigidos. Os melhores candidatos para a Rinoplastia são pessoas que procuram melhoras, e não perfeições, que sejam fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis e realistas em suas expectativas.

A Rinoplastia pode ser executada sob anestesia local ou anestesia geral, depende da extensão do procedimento e em e preferências do paciente e do cirurgião. Com anestesia local, você normalmente será ligeiramente sedado, e o seu nariz e a área adjacente será anestesiada, ou seja, estará acordado durante a cirurgia, porém relaxado e insensível a dor. Com anestesia geral você dormirá durante a operação. Nas duas técnicas é necessária a presença do anestesista.

A cirurgia normalmente leva de uma hora a duas horas, embora procedimentos mais complicados possam tomar um tempo mais longo. Durante a cirurgia a pele do nariz é separada da estrutura do osso e cartilagem, que são então esculpidos na forma desejada, considerando-se que a natureza da escultura dependerá do seu problema e da técnica preferida do cirurgião, sendo a pele readaptada sobre a nova estrutura.

Muitos cirurgiões executam a Rinoplastia por dentro do nariz, fazendo a incisão no interior das narinas, enquanto outros preferem um procedimento "aberto", especialmente em casos mais complicados, onde se faz uma incisão pequena através da columela, faixa vertical de tecido que separa as narinas. Quando a cirurgia está completa, uma tala será aplicada para ajudar o nariz a manter sua nova forma. Tampões nasais internos também são utilizados e retirados em alguns dias, dependendo do caso específico.

Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face que deve ser observado pelo cirurgião a fim de preservar a naturalidade e autenticidade da face. Sendo assim, cada caso é estudado minuciosamente para que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências do rosto do paciente. Se a sua escolha coincidir com o tipo de nariz desejado, sem dúvida a sua vontade será atendida, ou seja, cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado desejado e possível de se obter.

Entretanto, há vantagens e riscos envolvidos com o procedimento, o que não significa haverá um problema com certeza, mas sim que pode ocorrer em um pequeno número de situações que, com cuidado e atenção do médico e do paciente, pode ser reduzido a índices muito baixos. O conhecimento de todos os envolvimentos de cada ato cirúrgico não deve trazer medo, mas segurança no que será feito.


Antes e Depois - 1 mês da cirurgia!!!



Olá!!! Essa montagem foi a primeira que fiz em toda a minha vida, então peço desculpas a todos pelo amadorismo, mas espero que possa dar uma idéia do resultado, apesar de ainda estar bastante inchado.


No meu caso foi feita a correção do desvio de septo e a redução da giba e do tamanho (meu nariz era muito projetado pra frente e tinha aquele ossinho do dorso bem avantajado). Resumindo: além de torto e feio, não funcionava...

A cirurgia foi feita em 08/12/2008 (4:30h de cirurgia), no Hospital dos Servidores/RJ (HSE) e a retirada dos pontos e curativos foi exatamente 1 semana depois.
Minha recuperação está indo muito bem, apesar do calorão que tem feito esses últimos dias aqui no Rio e que faz com que o inchaço persista, e meu retorno ao médico está marcado para 29/01/2009.

Agradeço muito à médica que me operou, Dra. Andreia Frota, que além de extremamente competente, é bastante atenciosa e carinhosa com todos os seus pacientes. Agradeço também a todos meus familiares e amigos que me deram muito apoio nessa grande transformação, em especial meu noivo Ronan, minha mãe Teresa e meu pai Paulo, que estiveram ao meu lado o tempo todo!!! Amo muito todos vocês!!!

No mais, me ponho à disposição de todos para qualquer esclarecimento a respeito da cirurgia, e espero que todos tenham um resultado tão satisfatório quanto o meu, pois apesar de não ter sido uma mudança muito radical (ficou super natural), foi o suficiente para que eu me sentisse melhor comigo mesma e em relação à minha aparência (principalmente nas fotos de perfil... rsrsrsrsrs...).

Boa sorte aos que ainda vão fazer a cirurgia e boa desinchada pros felizardos que já puderam fazer a sua!!!


Anunciantes

Vale a pena conferir!!!
Total Shape
Emagreça com Tak 500